Segunda etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa

Autor: ASCOM - 17/11/2021 às 09:36:57

No mês de novembro inicia a 2ª Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia, que acontece de 1° a 30 de novembro, desta vez para o rebanho bovino e bubalino com idade de 0 a 24 meses.

Algumas informações sobre a campanha:

- Adquirir quantitativo de doses de vacinas compatível com o rebanho a ser vacinado;

- Adquirir vacinas em Casas Revendedoras cadastradas na ADAB;

- Vacinar os animais conforme indicação técnica (dose, agulha, local de aplicação, sem estresse, etc.);

- Após a vacinação e de posse do Cupom Fiscal e listagem dos animais vacinados por sexo e faixa etária, fazer a Declaração obrigatória no setor da ADAB localizado na Secretaria de Agricultura do Município;

- Lembrar que apenas vacinar os animais não oficializa a vacinação. É necessária e obrigatória a Declaração para que o cadastro fique liberado para movimentação de animais e emissão de Documentos Sanitários.

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como os bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos.

Pode ser transmitida principalmente pelo contato dos animais sadios com animais doentes.

O vírus pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas que entrem em contato com animais doentes.

A enfermidade provoca graves restrições sanitárias e comerciais ao estado e ao país, desvalorização no preço da arroba, desemprego no setor frigorífico e pode causar embargos comerciais a outros produtos, como o farelo de soja, frutas e exportação de carne de frango e suína, além de grande impacto social e econômico.

A Bahia possui certificação de Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação, sendo um dos estados pioneiros no combate à enfermidade.

Vamos continuar mantendo nosso estado longe dessa doença, vacine e declare o seu rebanho!

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Prefeitura Municipal de São Miguel das Matas.

Coragem pra fazer diferente.